festa no inverno

Festa no inverno | 5 dicas para preparar um evento caloroso

A possibilidade de organizar uma festa na estação mais fria do ano pode preocupar. Saiba como decorar, escolher o cardápio do buffet e até o traje para uma festa no inverno.

1. Escolha cores, flores e mobiliários em tons aconchegantes

A escolha do tom da decoração e do mobiliário também é responsável por trazer a sensação de aconchego para o cerimonial. Os tecidos com texturas mais grossas como camurça, veludo e couro, além de elementos como tapetes e cortinas são algumas opções.

As cores invernais fazem toda diferença na composição do espaço, por isso, são indicados tons pastéis mesclados com aqueles mais fechados.   

As flores da estação completam o ambiente: flores de cerejeira, boca-de-leão, copo-de-leite, tulipas, rosas e orquídeas tipo chuva-de-ouro. Além de sementes, folhas e galhos secos. Porém, mesmo sendo da época, é preciso tomar cuidado para que o frio e aquecedores não estragarem ou murchem as flores.

2. Buffet: Aposte num cardápio mais calórico

Quando as temperaturas diminuem, normalmente a fome aumenta, por isso, se preocupar com o cardápio da festa é um passo que demanda bastante atenção. Para evitar que a festa acabe mais cedo, aposte num cardápio mais calórico, com carnes, aves e sopa, uma vez que as pessoas comem mais no inverno.  Para acompanhar tudo, a indicação é o vinho tinto, que de tão importante nessa época do ano, pode até substituir o champanhe.

Mesmo nas regiões onde o inverno é mais quente, o cardápio pode ser mantido.

3. Capriche nas estruturas de aquecimento do local

O local e o clima do evento devem ser pensados com muito cuidado para evitar desconforto para os convidados. Em regiões onde o frio é mais intenso, as festas ao ar livre devem ser evitadas no inverno, mas se essa for a sua vontade, a solução é caprichar na estrutura para aquecer os convidados com aquecedores a gás, painéis revestidos com flores ou tecidos para formar uma parede discreta que também proteja do frio.

4. Use detalhes mais quentes na decoração

Na hora de pensar nos pequenos detalhes, aposte em aplicações com barbantes rústicos e usar suplats de couro. Já quando o assunto são festas ao ar livre, prefira lareiras portáteis ao invés de aquecedores, para deixar o ambiente mais delicado.

5. Elegância e conforto no traje certo!

E agora, com que roupa eu vou? Essa é a primeira preocupação de quem é convidado para uma festa no inverno.

A solução para os convidados é prestar atenção nas cores e na textura do tecido para dar um estilo mais invernal ao traje.

Traje feminino

É sempre bom optar por cores mais fechadas ou neutras e tecidos mais pesados. O que inclui opções como decote, alças grossas, mangas e até estampas florais, se forem com flores escuras e detalhes de brilho, para uma festa a noite. Lembrando que deve-se levar em consideração o local e do horário do evento.

Pashminas, boleros, echarpes e todas as outras formas de proteção contra o frio devem ser usadas apenas no trânsito até a festa, casamentos ao ar livre ou dentro da igreja e em outros ambiente fechados. A etiqueta não permite o uso de casacos, com exceção dos bolerinhos confeccionados no mesmo tecido e cor da roupa. Para completar o visual, a meia-calça deve ser sempre fina e pode ser cor da pele ou seguir o tom do vestido ou do sapato.

Traje masculino

Quanto aos homens, não há muita variação, a tonalidade dos ternos transita entre um cinza médio, chumbo e o preto. Os homens podem variar a textura da gravata. Eles podem optar por aquelas com um pouco de brilho, evitando as cores mais abertas do verão.

 

 

Informações: iCasei

Deixe uma resposta