menu fit eliane faria

Menu fit: opções saudáveis para recepção em casa

A procura por opções saudáveis vem ganhando espaço nos eventos

As pessoas estão buscando um estilo de vida mais saudável, por isso está cada vez mais comum que os cardápios de eventos se adaptem ao gosto dos convidados que possuem esta preocupação.

Para um menu fit é preciso, mais do que nunca, personalizar o buffet, seja qual for o desejo ou ocasião. Se você for receber amigos em casa, a adaptação pode ser mais fácil ainda, já que o número de convidados costuma ser menor do que em espaços locados para realização de festas.

O que é gastronomia fit?

O fit nada mais é do que a substituição de alimentos pobres em nutrientes por ingredientes saudáveis, que trazem algum tipo de benefício à saúde. Prioriza-se pratos com menos açúcar, calorias e gorduras e mais proteínas, frutas, verduras, grãos e cereais integrais.

Muitos acham que comida fit é uma comida sem sabor. Mas, pelo contrário: é possível comer bem, sem abrir mão da saúde. A escolha correta dos ingredientes, o conhecimento dos seus benefícios, e o preparo e armazenamento corretos da comida fazem toda a diferença.

Dicas de pratos saudáveis

Atualmente, há no mercado boas opções e variedade de produtos fit. Porém, devemos sempre que possível optar por alimentos naturais, não industrializados.

Se o desejo de montar um cardápio totalmente fit partir do gosto pessoal do anfitrião, é importante pensar no paladar dos convidados. Pode ser que algo muito específico não agrade a todos. O ponto aqui é adaptar as receitas: massas sem farinha branca, saladas servidas com molhos carregados em sabor, sobremesas com menos açúcar e mais frutas, por exemplo.

Mini tortinhas de amora. Fofas e deliciosas!

Mini tortinhas de amora: fofas e deliciosas!

Entradas

Para as entradas, vale apostar em finger foods como dadinhos de tapioca, chips de batata-doce com guacamole ou patês de legumes.

Pratos principais

Peixe grelhado com legumes cozidos. Saudável e gostoso!

Peixe grelhado com legumes cozidos. Saudável e gostoso!

Os pratos principais pedem ingredientes mais elaborados. Risoto de abóbora com carne seca, nhoque de banana-da-terra ao molho branco para os vegetarianos, espaguete de abobrinha ao molho sugo para os intolerantes ao glúten são algumas dicas de preparações. Os pratos devem ter sempre algum legume ou fruta como base.

Sobremesas

Cheesecake de frutas vermelhas é uma ótima opção de sobremesa.

Cheesecake de frutas vermelhas é uma ótima opção de sobremesa.

Para as sobremesas, nada de açúcar refinado e farinha de trigo! Mousse de chocolate com 100% cacau, cheesecake de frutas vermelhas, brownie de chocolate branco feito com farinha de amêndoas, óleo de coco (sem leite, pensando nos intolerantes à lactose!) e sem ovos — os veganos agradecem!

 Quais ingredientes devem estar presentes no menu?

Oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas):  além de deixarem o prato com um charme a mais, são fontes de proteínas e gorduras essenciais.

Sementes (chia e linhaça): fontes de ômega 3, ajudam na produção da massa muscular e são importantes antioxidantes. O óleo de linhaça pode ser usado para temperar saladas. A farinha de chia é ótima na preparação de sobremesas, como bolos e cupcakes.

Aveia em flocos: outra fonte rica em fibras que, além de saciar, ainda reduz a absorção de açúcar e gordura. Se o buffet do evento for um brunch, a aveia pode ser um acompanhamento para saladas de frutas.

Batata-doce: além dos chips das entradas, a batata-doce pode ser ingrediente do prato principal: purês, suflês, risotos, escondidinhos…há mil possibilidades!

Tapioca: alimento livre de glúten, a tapioca é fonte de carboidrato de fácil absorção. Bolinhos ou pudins de tapioca com coco irão encantar seus convidados.

Abacate: a fruta é rica em gordura boa, ótima opção para pastas e para o preparo de guacamole. Que tal servir um sorvete de abacate? Além de ser uma opção diferenciada, o sabor irá surpreender a todos!

Beterraba: com alto valor nutricional, a beterraba pode ser servida de maneira tradicional, na salada, ou em outros formatos. O purê de beterraba dá uma avermelhada ao prato, deixando-o mais bonito. Um dos ingredientes do bolo red velvet é o suco de beterraba — por isso a cor vermelha.

Frutas vermelhas: cereja, framboesa, amora, mirtilo e morango tem em comum uma coisa: são ricas em antioxidantes. Geleias, tortas e até mesmo molhos para carnes são possibilidades de pratos com as frutas.

 

O ponto principal de um cardápio fit é escolher alimentos saudáveis e naturais ao invés dos industrializados, gordurosos e com ingredientes sem nutrientes fundamentais ao organismo.

 

E você, o que acha de opções fit para seus eventos? Também prefere os menus personalizados? Conte-nos qual seria o cardápio ideal!

 

Eliane Faria

contato@chefelianefaria.com.br | (41) 3040-3030

Deixe uma resposta