como não errar na hora de escolher o buffet

7 dicas para não errar na escolha do buffet

Só quem está organizando um evento sabe a ansiedade e o medo de que algo dê errado. Saiba o que precisa ser pensado antecipadamente para não errar na escolha.

 

 Em qualquer tipo de comemoração ou eventos, é hábito haver uma de mesa buffet ou coffee break. Por isso, o buffet é um dos serviços mais importantes, seja em um casamento, formatura ou aniversário. Você e os convidados devem sair satisfeitos, e oferecer pratos variados faz parte disso.

 

1. Número de convidados

A lista de convidados é o primeiro item a ser definido.

A lista de convidados é o primeiro item a ser definido.

O primeiro item a ser pensando antes da realização de um evento é o número de convidados. Além de ajudar a definir o local, essa informação indica como será o formato do buffet. Por exemplo, em um casamento com mais de 300 convidados, ilhas gastronômicas ajudam na circulação do jantar. O buffet servido à inglesa ou em rechauds facilita quando o número de pessoas é menor. Porém, isto não éuma regra. A vontade dos noivos influencia na decisão.

Além disso, cozinhar para 100 pessoas é diferente do que para 500. O cálculo da quantidade de comida deve ser feito baseado na estimativa do número de convidados.

2. Orçamento

Veja o quanto você pode investir. Não adiantar tentar ignorar o orçamento.

Veja o quanto você pode investir. Não adiantar tentar ignorar o orçamento.

Geralmente, o buffet ocupa a maior fatia do orçamento em eventos.  Ele depende muito do número de convidados, data, mês do evento, estilo dos convidados e do cardápio. Independentemente do valor que você tem disponível para gastar, o importante é o bom gosto na hora de contratar o serviço. Preços variam muito, por isso, é fundamental pesquisar antes de fechar acordo. Existem buffets que oferecem flexibilidade na montagem do menu, sendo possível adequar à disponibilidade financeira do casal.

3. Estilo da festa e perfil dos convidados

Eventos corporativos, como workshops, cursos e palestras, o ideal é servir um coffee break.

Eventos corporativos, como workshops, cursos e palestras, o ideal é servir um coffee break.

O objetivo do evento será empresarial, como as tradicionais “festas da firma” ou lançamento de um produto? Terá cunho social, como casamento ou festa de debutante? É necessário levar em conta essas perguntas, pois ocasiões formais ou mais informais também influenciam na escolha do cardápio. Não é certo, portanto, investir em uma única espécie de buffet para tudo.

Seminários, cursos, workshops combinam mais com coffee break, uma vez que os participantes farão apenas um lanche rápido entre um intervalo e outro. Em solenidades ou confraternizações, vale apostar em um jantar mais elaborado.

O perfil dos convidados é algo importante e pesa na hora da sofisticação dos pratos. Serão clientes, colaboradores ou a gerência da empresa? Vale também para casamentos: família e amigos dos noivos gostam de comida mais simples ou refinadas?

Se o casamento ou formatura tende para o estilo tradicional, o buffet deve seguir o mesmo: serviço à inglesa, à francesa ou franco-americano, deixando os convidados mais relaxados. Se os noivos preferem algo mais moderno, vale apostar em finger food, ilhas gastronômicas ou até mesmo guloseimas como mini churros e mini hambúrgueres.

 Restrições alimentares

Se você convidar alguém que possua alergia a algum alimento, intolerância a glúten ou a lactose, ou seja vegetariano e vegano, informe o serviço de buffet. É possível preparar pratos saborosos e que estejam no mesmo nível dos outros convidados.

4. Horário e época do ano

O brunch é uma ótima opção para eventos no meio da manhã.

O brunch é uma ótima opção para eventos no meio da manhã.

O horário do evento determina o tipo de comida servida. Será um café da manhã ou almoço? Na verdade, você prefere que seja meio termo, então será um brunch. Ele ocorre no meio da manhã, como se fosse uma mistura do café da manhã com o almoço. Os pratos devem ser leves. Harmonizam com festas ao ar livre e que não se alonguem demais no tempo, caso contrário, os convidados sentirão fome mais rapidamente.

Se a opção for almoço ou jantar, o cardápio permite pratos mais encorpados, como carnes e massas.

A época do ano também influencia no menu. No verão, a dica é optar por pratos frescos e refrescantes, como saladas, frutos do mar, peixes, mousses e merengues. No inverno, são preferíveis comidas mais carregadas, como risotos. É possível também servir sopas e caldos como entrada para aquecer os convidados.

5. Momento de contratação

Tenha certeza do know-how da empresa contratada.

Tenha certeza do know-how da empresa contratada.

A data para fazer a contratação do serviço depende de qual será o evento. Em casamentos, bailes de formatura ou debutantes o ideal é acertar 6 a 12 meses antes. Para acertar detalhes é aconselhável fechar com o buffet antecipadamente.

Em eventos corporativos, os prazos podem se adaptar melhor e não é necessário fazer a contratação com tanta antecedência. Mas, é claro, o tamanho e a importância do evento contam muito nesta tomada de decisão.

6. Degustação

A degustação é um dos momentos mais importantes. Só assim você saberá se a comida lhe agrada.

A degustação é um dos momentos mais importantes. Só assim você saberá se a comida lhe agrada.

Alguns buffets oferecem a degustação antes dos noivos fecharem o contrato, o que é importante para conhecer os temperos e julgar se há afinidade com a comida. Outros, disponibilizam apenas após o fechamento do contrato. Se for o caso, peça para ver fotos dos pratos apresentados e leia avaliações de clientes anteriores para saber se realmente o serviço agrada à maioria das pessoas.

 Catering

Há casos em que não apenas a entrega de alimentos é feita, como também toda a logística envolvida em um buffet: preparo do alimento, transporte até o local do evento, serviço de garçons e limpeza após o final da festa. Assim, todo o processo fica direcionado a uma única empresa e não é necessário lidar com diferentes fornecedores.

7. Bebidas

Comprar as bebidas por conta própria pode sair mais barato. Porém, é bom pensar não apenas na economia, como também em toda a logística da festa. Se as bebidas não forem do buffet, quem vai ser responsável por servi-las? Outra possibilidade é contratar apenas o serviço do buffet, que inclui gelo, reposição e aluguel de copos.

Gostou das dicas? Deixe um comentário.

 

Eliane Faria

contato@chefelianefaria.com.br | (41) 3040-3030

Deixe uma resposta